top of page

Entornos Apropriativos

série de modelagens no torno cerâmico que apresentam  impressões de partes do corpo humano e  assemblagens  de fragmentos d e bonecas de porcelana adquiridas no comércio popular. 

Um corpo em deslocamento para uma outra realidade, distante 8.799,53 km de seus afetos  e posses, carrega no canto da mala, entre roupas e livros, pernas, braços e cabeças de porcelana, ferramentas de modelagem em argila, uma forma de gesso de seu umbigo e outra de um mamilo feminino. Se encontrou diante um novo campo de ideias, de relações iconográficas impregnadas pelas paredes das casas de Portugal, de relações sociais, afetivas e políticas permeadas pelas comemorações de 40 anos de término do Estado Novo. Invadido pelo branco de suas residências, tingido de ocre, azul e vermelho, iluminado pela luz do entardecer, que percorre suas fendas e incita o espaço de sua memória a exalar sabores e novas relações poéticas e formais com novos entornos que desse corpo se apropria, de “Entornos Apropriativos”. 

Entornos Apropriativos

catálogo da exposição

 

Cerâmicas desenvolvidas durante 'Muralhas do Corpo" - Projeto de Pós-Doutoramento em Artes, no Centro de Investigação VICARTE - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa - FBAUL, com apoio da Fundação Capes do Ministério de Educação do Brasil.

bottom of page