Brincantes
série de recipientes modelados no torno cerâmico que receberam apropriações de membros de bonecas de porcelana antes da esmaltação e queima final a 1150 °C
Na exposição BRINCANTES para a Microgaleria Arte Acessível do SudioClio, como o próprio título indica, está presente uma intenção lúdica que o artista explora através da associação de fragmentos de bonecas de porcelana em peças que lembram vasos. São várias cabeças, braços e pés, colocados juntos em uma mesma peça, resultando em figuras que tentam escapar do espaço onde estão contidas, ai está o lúdico que Carusto explora através do nonsense. A disposição desconecta dos membros das figuras (imaginadas), passam também da idéia de lúdico ao de transgressão.
Para esta mostra o artista também traz pequenos relevos que partiram originalmente de azulejos e receberam os elementos de porcelana, já indicados, que ocupam o espaço central de visualidade. Salientando que os modelos apropriados, são de origem industrial, as cabeças, braços e pés são sempre os mesmos e se repetem.
Em seu trabalho Carusto não explicita a intenção de criar uma narrativa, no entanto, esta vai se construindo no olhar de cada observador que entra nesta brincadeira.
Blanca Brites 2015